segunda-feira, 12 de março de 2012

A Espiral



Não consigo explicar o que é, ainda, mas sei. À pedido de meu amigo Antônio Interface, que usará em seu TCC .

sábado, 3 de março de 2012

Concept de hachuras



Como no último post tinha comentado meu gosto por hachuras, resolvi ilustrar um concept abstrato de figura humanoide, abusando desses rabiscos.

Mas antes de encerrar a postagem vou falar sobre coisas que merecem uma divagação, tecnicamente e conceitualmente, que acontece nesse desenho e em geral em qualquer arte.
Fiz todo ele no photoshop, o que me fez pensar que seria mais fácil. E pode ter sido mesmo. Mas tive dificuldades que aparecem quando você tem muitos recursos na mão: esticar, apagar direto, se prender a detalhes, a gente pega certos vícios que te deixam menos solto ou perdido. Limitar seus recursos pode te deixar mais livre. No final foi o que tentei fazer.
E como tentei me aproximar das hachuras naturais fiquei pensando: vale a pena fazer algo digitalmente que fique igual ao tradicional? Nesse desenho eu ainda não sei, mas geralmente só se for mais rápido. Só que esse pensamento também me incomoda.

Penso que a forma que você faz uma arte muda seu conceito também, mesmo que o resultado seja igual. Fazer um hiper-realismo no ms paint que fique idêntico a um um arquivo de foto que você tem no computador parece inútil, já que para quem ver será um arquivo de foto. Mas a forma como foi construído o "arquivo de foto" muda seu conceito, e você vai ficar muito mais impressionado ao saber que alguém desenhou pixel por pixel naquele arquivo de foto (ou não).
Mas é necessário saber o processo de algo assim. Nesse caso a forma de fazer, as habilidades de alguém que tinha algo em mente é mais arte que o resultado do produto.
Quem discorda pode dizer sobre também, isso é sempre construtivo.

Por fim, nesse desenho não sei se acrescenta algo, o processo, mas gostei mais deste que do resultado!

quinta-feira, 1 de março de 2012

Apesar do café

Gosto de hachuras. Uma ilustração com o intuito de mesclá-las com a textura da cor.